Comunicação Serial

A conexão serial vai ser usada para fazer a ponte com o computador em aplicações software-hardware e também para subir novos códigos que podem ser compilados usando as funções e tutoriais compatíveis com arduino.

Para isto você vai precisar de um cabo serial preparado para trocar dados com o microprocessador, que pode ser feito como o desenho do esquema abaixo, com um plug db9 fêmea (conhecido como cabo serial).

db9_cmos

Feito o cabo agora basta fazer as conexões usando um chip inversor de polaridade para as portas Rx Tx (porta lógica NOT). Estamos fazendo nesta figura com um cmos4069, chip facilmente encontrado e que não deve custar mais que alguns centavos.

A comunicação Rx Tx é a ponte para conectar seu microprocesador com outros softwares ou hardwares em tempo real, utilizando este protocolo. Você poderia também fazer esta comunicação entre outro microprocessador, teclados MIDI, ou dispositivos USB, só pra ter uma idéia.
Mas vamos usar aqui esta técnica por também ja resolver nosso problema de precisar reprogramar nosso projeto.

serialproto600

Feitas todas conexões você já pode acessar o seu software da IDE do arduino e selecionar a conexão ttyS0 para a comunicação serial direta. Se você estiver utilizando um adaptador serial-usb conectado no db9 basta delecionar a conexão ttyUSB0.