Arduino

O projeto Arduino surge como uma abordagem bem didática e voltada para projetos artísticos e criativos com uso de microcontroladores.

Aqui neste sítio, estamos utilizando este projeto como uma das bases para estudo de computação física, por ser amplamente documentado e pela facilidade de sanar dúvidas com a grande comunidade que dá suporte para este projeto.

Aqui vamos utilizar uma versão mais barata e minimalista possível, fazendo todo o processo na protoboard, como descrito neste tutorial.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, tomando entradas de vários sensores, potênciometros ou chaves e controlando uma variedade de dispositivos eletrônicos, luzes, motores, mecanismos, teclados de música, computadores, ou qualquer interface controlável por pulsos elétricos.

Os projetos do Arduino podem tanto ser autônomos, como se comunicar com softwares. Como por exemplo: Puredata, Processing, Python, etc.

O código fonte de suas funções de acesso e sua interface de compilação são software livre, podendo ser baixados no próprio sítio do Arduino neste link.

ide do arduino

Arduino é um projeto de microcontrolador com todos esquemas divulgados abertamente usando a filosofia copyleft. É baseado em microprocessador ATMEL de 8 bits, da família AVR, que possui biblotecas open-source para o compilador gcc, amplamente utilizado em projetos de software livre.

mapa de pinos do arduino:
mapa de pinos